Junta Comercial do Estado do Espírito Santo
Ouvidoria

Finalidade dessa página

Dar instruções ao usuário de como fazer um uso correto e eficaz do meio Ouvidoria.

O que é Ouvidoria?

A Ouvidoria da Junta Comercial do Estado Espírito Santo é a instância administrativa responsável por acolher reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos quanto aos serviços e atendimento prestados.

Qual o objetivo da Ouvidoria?

Estreitar a integração entre seus parceiros e clientes, permitindo melhorar a qualidade dos serviços prestados. Além de evidenciar transparência nas relações com os seus clientes, a Ouvidoria contribui para o efetivo controle das atividades desenvolvidas pela JUCEES.

Iniciando o uso da Ouvidoria

Topo da página da JUCEES

Ao clicar em Ouvidoria ou Fale Conosco na parte superior do site da Junta Comercial do Estado de Espírito Santo...

Formulário de preenchimento obrigatório para enviar mensagens à Ouvidoria

... o formulário ao lado é carregado, contendo campos para preenchimento e um botão .

Alguns desses campos são de preenchimento obrigátório, sendo eles: nome, e-mail, assunto, tipo e mensagem, telefone e municipio.

Alem do preenchimento obrigatório, deve-se ter atenção em:

  • O nome deve ser completo;
  • O endereço deve conter rua/avenida, número e complementos;
  • O assunto deve propor um tema/ponto importante da mensagem a ser enviada;
  • A mensagem deve, de acordo com o tipo escolhido, conter informações que agilizem o processo de resposta;
    • Exemplo:
    • Impossibilidade de conexão com sistema Certidão Web (qual usuário, período da ocorrência e confirmação de mensagem de erro).
Confirmação de envio da mensagem

Após o usuário ter preenchido corretamente o formulário e clicado em , será aberta uma nova janela, como a apresentada ao lado, confirmando o envio da mensagem.

Já citados na confirmação, o nº de identificação e e-mail do usuário são necessários para posterior consulta da resposta à mensagem.

Caso o usuário perca o número de identificação e não o lembre, há a possibilidade de verificar a caixa de entrada do e-mail cadastrado na solicitação, pois o sistema automaticamente envia uma cópia para o e-mail do usuário.

Verificando a resposta da Ouvidoria

Botão 'Consultas Processos' e formulário 'Resposta da Ouvidoria ou Contato'

Para verificar se uma mensagem já foi ou não respondida pela Ouvidoria, é necessário clicar no botão Verificar Andamentos, no canto direito, barra "Acesso Rápido".

Ao carregar as opções de consultas, escolher a "Resposta da Ouvidoria ou Contato", preenchendo o nº da mensagem e e-mail informado anteriormente e clicando em .

O sistema da Ouvidoria também envia um e-mail informando que a mensagem já foi respondida.

Resposta da Ouvidoria

Caso a mensagem tenha sido respondida, abrirá uma nova janela apresentando a resposta, a mensagem original, datas e horários de envio e resposta, funcionário que respondeu e o setor do mesmo.

Clicando na opção "Avaliar resposta", o usuário pode avaliar tanto o atendimento, quanto a resposta optando por excelente, bom, razoável ou ruim.

Aviso de mensagem não respondida

Se a mensagem ainda não foi respondida, abrirá uma nova janela informando que a mensagem ainda não foi respondida.