Junta Comercial realiza workshop sobre “Simplifica ES” para servidores municipais

O workshop reuniu equipes das secretarias de finanças e vigilâncias sanitárias

Cerca de 200 profissionais que atuam no serviço público municipal de prefeituras do Espírito Santo participaram do workshop Simplifica ES – Integração Municipal. O treinamento aconteceu nesta sexta-feira (22) e foi organizado pela Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) em parceria com o Sebrae.
Os palestrantes Henrique Gonçalves, coordenador geral do Simplifica ES, e Cristino Francino, analista de implantação da Vox Tecnologia, ministraram a preparação dos servidores.
O workshop reuniu equipes das secretarias de finanças e vigilâncias sanitárias com a finalidade de apresentar um panorama do Simplifica ES. Segundo Henrique Gonçalves, dos 78 municípios integrados ao Simplifica, apenas 24 municípios expedem o Licença Sanitária pelo portal.
A meta é que todos os municípios do Espírito Santo passem a gerar os alvarás e licenças pela ferramenta. A medida desburocratiza o processo de abertura e licenciamento de empresas.
A presidente da Jucees, Letícia Rangel Serrão Chieppe, explicou a importância da capacitação dos profissionais do serviço público no uso da ferramenta. “Alcançamos os objetivos de capacitar equipes com o intuito de ampliar o uso do Simplifica ES”, disse.

Simplifica ES
O Simplifica Espírito Santo é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.

Texto: Andressa Ventura

Informações à imprensa: