Junta Comercial e Sedes realizam reuniões para melhorias do Simplifica-ES

Representantes da da Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) estão realizando uma série de reuniões em prefeituras de todo o Estado e também com equipes do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de otimizar o uso de recursos da plataforma Simplifica-ES, que facilita a abertura de empresas no Espírito Santo.

Nessa terça-feira (21), as equipes se reuniram no Centro de Atividade Técnica (CAT) do Corpo de Bombeiros, em Vitória. Por meio de videoconferência, foi apresentada, junto às 15 Seções de Atendimento Técnico (SAT) existentes no interior do Estado, as instruções para esclarecimentos acerca do uso da plataforma Simplifica-ES. A apresentação foi realizada pelo coordenador do Escritório do Empreendedor e equipe Rede sim, Henrique Gonçalves Ribeiro.

Para o subsecretário de Desenvolvimento, Paulo Mengueli, a garantia de maior acesso ao Simplifica-ES, pelos municípios, permitirá que os processos para abertura de empresas no Estado se tornem cada vez mais rápido.

“A melhoria do Simplifica-ES junto aos municípios faz parte das ações Plano Regional de Desenvolvimento, instituído pelo Governo do Estado, e os benefícios são mútuos. Por meio deste sistema, ganha o empreendedor, que tem uma entrada única de dados, processo eletrônico, maior agilidade no procedimento e redução do tempo de formalização; e os municípios, que contam com a otimização das análises dos processos, expedição automática dos documentos, transparência e redução da duplicidade de documentos”, esclarece Mengueli.

“Queremos ouvir as demandas dos municípios, e demais instituições responsáveis pela liberação de alvarás, com o intuito de ajudarmos a desburocratizar esses processos que acabam atrasando a formalização de empresas. Existem funcionalidades que precisam ser implantadas nos municípios, para que todos possam usar, de forma plena, os recursos do Simplifica-ES”, explica a coordenadora do Simplifica-ES, Rosilene Sant’Anna.

A coordenadora ainda explica que, “o uso da plataforma já é bem comum na Grande Vitória, e queremos aperfeiçoar esses resultados no interior do Estado. Por isso, buscamos essa parceria com o Corpo de Bombeiros, que já são familiarizados com o sistema e que poderão nos ajudar ainda mais com a expansão desses conhecimentos”, disse Sant’Anna.

Números

De acordo com dados da Junta Comercial, entre os meses de fevereiro e abril, 3.418 empresas foram registradas no Espírito Santo, por meio do Simplifica-ES. A coordenação do Simplifica-ES, neste mês de maio, também se reuniu com representantes das prefeituras da Serra e Viana. A expectativa, é de que nos próximos meses sejam realizadas reuniões nas outras 76 prefeituras do Estado.

A presidente da Junta Comercial, Letícia Chieppe, explica que o Simplifica é uma ferramenta que integra todos os licenciadores e registradores de empresas. “Nosso objetivo é facilitar e desburocratizar esse ambiente de negócios. Para isso, o conhecimento sobre como utilizar o sistema precisa passar por todos aqueles integrantes desse cenário. Nosso objetivo é atingir todas as empresas do Estado, sejam elas micro, médias ou grandes”, destacou.

Saiba mais sobre o Simplifica-ES

O Simplifica-ES é o Programa Estadual de Desburocratização do Ambiente de Negócios, que visa a facilitar o atendimento aos empreendedores, reduzindo o tempo de abertura de empresas. Sua atuação é voltada para a revisão de processos e procedimentos que causam morosidade no registro e na legalização de negócios, integrando órgãos e centralizando serviços.

Atualmente, a média para abrir uma empresa de porte médio é de 110 dias. A meta do Simplifica-ES é que esse prazo chegue a 24 horas e que o empreendedor faça os procedimentos sem sair de casa.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Junta Comercial

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem

Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br

Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

Conforme DECRETO Nº 1549-S, DE 07 DE JUNHO DE 2019, não haverá expediente nos órgãos do Poder Executivo Estadual nos dias 20 e 21 de junho de 2019.