Junta Comercial e Conselho de Contabilidade promovem ‘Dia do Saber’

A primeira palestra acontece nesta terça-feira (5), de 08h30 às 12h30, no auditório do CRC-ES, em Vitória.

A Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees) e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRC-ES) vão promover uma série de palestras sobre o Simplifica-ES e a Lei da Liberdade Econômica. A primeira acontece nesta terça-feira (5), de 08h30 às 12h30, no auditório do CRC-ES, em Vitória. Advogados, contabilistas e responsáveis por atos societários de empresas são convidados a participar.

As palestras serão conduzidas pelo coordenador da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), Henrique Ribeiro, e pela analista de Registro Empresarial, Grazielli Peres.  “O ‘Dia do Saber’ é importante, pois faremos um apanhado geral de 2019, atualizando sobre as mudanças provocadas pela Lei de Liberdade Econômica”, disse Grazielli Peres.

Outras datas

Nessa sexta-feira (8), de 15h às 17h, a palestra será no auditório da Secretaria da Educação de Guarapari. Em Cachoeiro de Itapemirim, o evento será na próxima terça-feira (12), de 09h às 11h, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços da cidade.

Já no final do mês, mais duas cidades receberão o “Dia do Saber”. No dia 26, de 09h às 11h, no auditório da Associação dos Contabilistas, em Linhares. E no dia 27, de 14h30 às 16h30, no Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), em Colatina.  O palestrante nos encontros nessas cidades será o supervisor do escritório do Empreendedor da Jucees, Eber Gonçalves Ribeiro.

As inscrições podem ser feitas no link https://crc-es.org.br. Não há taxa de inscrição, porém está sendo incentivada a doação de duas latas de leite em pó, que deverão ser entregues no local da palestra.

Sobre o Simplifica-ES

O Simplifica-ES é integrado à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). Fazem parte do programa, além da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e da Jucees, a Secretaria da Fazenda (Sefaz); o Corpo de Bombeiros (CBMES); o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh); e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Pelo Simplifica-ES, o empreendedor consegue acesso ao número de registro, emitido pela Junta Comercial; ao CNPJ, de responsabilidade da Receita Federal; à inscrição estadual, concedida pela Sefaz; à certidão do Corpo de Bombeiros; à inscrição municipal, ao alvará provisório, ao alvará sanitário e à licença ambiental, além do alvará de funcionamento, cuja responsabilidade é dos municípios; ao alvará sanitário, da Vigilância Sanitária Estadual; e à licença ambiental, emitida pelo Iema.

Texto: Marina Moscon