Espírito Santo registra maior número de empresas abertas em fevereiro

O número de novas empresas abertas no Espírito Santo em fevereiro foi o maior dos últimos 11 anos na comparação com o mesmo mês dos anos anteriores, segundo informações da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees). No total, foram abertas 1.442 novas empresas. Antes, o melhor mês de fevereiro havia sido registrado em 2011, quando foram abertos 1.236 novos negócios.

Dessas novas empresas, 1.100 são contribuintes do ICMS, representando um aumento de 41% em relação às novas inscrições estaduais concedidas em 2020. Ainda segundo as informações da Junta Comercial, as atividades que apresentaram maior abertura de empresas foram os Serviços de Escritório e Apoio Administrativo, Atividades Médicas Ambulatoriais e Comércio Varejista de Artigos de Vestuário e Acessórios.

“O saldo positivo na abertura de empresas tem ocorrido sistematicamente, embora há de se achar que não seria o momento oportuno para isto, dadas as consequências da crise. Acabamos de registrar o melhor mês de abertura de novas empresas e isso mostra que o Espírito Santo tem um ambiente de negócios favorável, órgãos públicos confiáveis e pessoas empreendedoras”, enfatizou o presidente da Junta Comercial, Carlos Rafael.

Celeridade nos processos

Um dos fatores que contribuiu para o alto número de empresas abertas em fevereiro foi a celeridade dos processos. No último mês, o tempo médio para a emissão de uma inscrição estadual foi pouco superior a 1 hora.

“Chegamos a esse resultado desburocratizando o processo de abertura das empresas. Com isso, tiramos empreendedores da informalidade e ampliamos a arrecadação do Estado, além de ajudar na geração de empregos”, avalia o gerente de Arrecadação e Cadastro, Leandro Kuster.

Ainda na linha da desburocratização com consequente melhoria no ambiente de negócios, está em desenvolvimento um projeto aberto pela Gerência de Arrecadação e Cadastro (Gearc), que visa a automatizar os processos de alterações cadastrais de empresas substitutas tributárias e de filiais com matriz em outros estados. A implementação deverá reduzir a necessidade de atendimento nas Agências da Receita Estadual para efetuar alterações com o uso da Ficha de Atualização Cadastral (FAC), minimizando a interferência manual nos dados cadastrais.

Giordany Bozzato

giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br

RESTITUIÇÃO DE DUA

Em virtude das restrições de atendimento devido a pandemia de COVID-19, para solicitar RESTITUIÇÃO DE DUA o pedido deverá ser realizado EXCLUSIVAMENTE através de forma virtual. Para mais informações, Clique Aqui

a) Vitória: 09:00 às 17:00 h.

b) Colatina: 09:00 às 17:00 h.
c) Linhares: 09:00 às 17:00 h.

a) Atendimento por meio de agendamento, disponível no link a seguir:

Agendamento Faça-Fácil Cariacica

Ref.: LEILÕES

Informamos que somente leiloeiros oficiais matriculados na Junta Comercial do Estado do Espírito Santo podem realizar leilões presenciais e online. Para saber se um leiloeiro é oficial e matriculado na JUCEES, consulte o site www.jucees.es.gov.br/servicos/leiloeiros/ .

Alertamos para que nunca faça depósitos ou pagamentos a qualquer pessoa que não seja o leiloeiro oficial matriculado. Essas são as medidas mais importantes para evitar ser vitima de leilões fraudulentos.